Biorremediação

A biorremediação pode ser definida como um conjunto de tecnologias, que utilizam processos biológicos, aplicadas a recuperação ou remediação de áreas ou superfícies contaminadas, ao tratamento de compostos orgânicos voláteis tóxicos ou efluentes, contendo resíduos, que devam ser eliminados antes da descarga no ambiente. Para isto, em geral, utilizam-se microrganismos ou produtos biológicos com a finalidade de realizar uma mineralização, a qual possivelmente, resulta em gás carbônico e água como produtos finais.

A Biorremediaçao de áreas contaminadas com hidrocarbonetos, se baseia num processo tecnológico de remoção da poluição e restauração da qualidade ambiental por meio da degradação dos poluentes utilizando os microrganismos de ocorrência natural, através da bioaumentaçao.

 

A bioaumentaçao consiste na adição de uma cultura de microrganismos pré crescidos, Biocomposto BHC, no ambiente contaminado a fim de iniciar o processo de biorremediaçao, degradando o contaminante desejado. Entretanto à medida que o contaminante é degradado, a população microbiana reduz e alcança o nível de estabilidade. Não oferecendo riscos ao ambiente.


Publicado em: 10/12/2012 11:51:39 | Textos relacionados | Página principal
BiosorbentsClimetempoInmetro